quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Teclados de computador

Exemplo de teclado moderno (Teclado Razer Chroma)
Na computação, o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um periférico que possibilita a entrada manual de dados no sistema por meio de textos, listas, números, tabelas e comandos. Por meio do teclado podemos acessar pastas, executar aplicações entre outras tarefas. 

O layout é baseado nos modelos feitos para as já antigas máquinas de escrever e cada teclado possui um número de teclas variando, de uma forma geral, entre 101 a 104 teclas. Existem alguns com desde 90 teclas (compactos) até 130 teclas, com muitas programáveis. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções. 

Um teclado normalmente tem caracteres gravados ou impressos sobre cada botão, que corresponde a um único símbolo escrito. No entanto, para produzir alguns símbolos no computador, é necessário utilizar mais de uma tecla simultaneamente. Os mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao rato (mouse), é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.

Teclado de 105 teclas padrão QWERTY.
Entre um teclado e outro, pode haver diferença no arranjo de símbolos nas teclas, distribuição de letras e acentos. Este fato ocorre porque é necessário haver acessibilidade para quem o utiliza, seja por questões de idiomas, necessidade de utilização de símbolos específicos com maior freqüência ou até mesmo pela utilização de determinados programas especializados.

Para sabe mais sobre marcas e teclados diferentes, clique nesse LINK.

Fonte: Wikipedia/TecMundo

Um comentário: