segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Monitores de vídeo

O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem.
Atualmente, os monitores podem ser usados para ver TV, e algumas TV’s usadas para conectar no computador. A tecnologia das TV’s e monitores está se unindo novamente.

Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são três: CRT , LCD e plasma. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

CRT
Exemplo de monitor CRT
Pouco fabricado atualmente, foi o tipo mais usado durante muitos anos. Foi uma tecnologia extremamente usada em televisores e monitores, e ainda há milhões desses monitores em lares mundo afora.
Nele, um feixe de elétrons atinge o material fosforescente presente na tela, formando assim as imagens. 
Suas vantagens são muitas: custo relativamente baixo de fabricação, vida-útil bem longa, versatilidade em diversas resoluções, sem grande distorção da imagem.

Entre suas desvantagens: tamanho (um monitor de muitas polegadas é muito pesado e grande, o que torna difícil adequá-lo em uma escrivaninha pequena), distorção geométrica, ou seja, erros na formação e distribuição da imagem pela tela, alto consumo de energia.

LCD
(Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.
Suas principais vantagens são: dimensões bem mais reduzidas, bem como peso muito inferior ao do CRT, consumo bem menor de energia, melhor composição das imagens, cansando menos a visão.


Exemplo de monitor LCD
As desvantagens são: custo maior de fabricação, porém com o passar do tempo o valor tenderá a se equilibrar com o dos CRT', contraste não tão bom, preto "não tão preto" (esse tipo de monitor faz com que a cor preta fique um pouco brilhosa, ficando um pouco azulada ou acinzentada).





Plasma
Monitor de Plasma
Tecnologia surgida nos anos 70. Nela, milhares de "células" de fósforo presentes na tela são "excitadas" pela corrente elétrica, gerando luz, processo que cessa com a ausência de luz.
Seus atributos são: tamanho bem reduzido, auto-contraste, o que as torna excelentes para exibição de filmes, perda das distorções geradas pelos monitores CRT's.

Desvantagens: resposta mais lenta, o que significa que a velocidade em que a luz é acessa ou apagada gera rastros na imagem, principalmente em imagens em movimento. As vezes certas células de fósforo não voltam ao normal após o fim da emissão de energia, o que causa manchas na tela.

OLED
Os monitores de OLED (expositor orgânico emissor de luz) são muito mais finos e mais brilhantes do que as telas de LCD ou plasma. É a tecnologia mais recente do mercado. Nela, diodos orgânicos emissores de luz são "excitados" pela eletricidade, até atingir luminosidade, cores e freqüência ideais.


Monitor de OLED Sony
Suas principais vantagens são: alta economia de energia, tamanho reduzidíssimo, possibilitando monitores com espessura de até 3mm de espessura. Cores vibrantes, com um preto absoluto, diferente do preto acinzentado do LCD, e baixo tempo de resposta, menor ainda do que o do LCD.

Uma das únicas desvantagens é o alto custo para a produção desse tipo de monitor, e como o Plasma e o LCD ainda tem uma fama grande, sua popularização demorará mais alguns anos...



Fontes: Wikipedia/Computador não fala Blogspot/ eHow Brasil

Um comentário: